INDICAÇÕES
Autora do
Curso de Perito Judicial Assistente Social
Histórias de vidas que inspiram
VOU TE REVELAR NOSSO SEGREDO!!!!
Quando decidi aceitar o convite, não imaginei que tantos afetos seriam distribuídos! Conheci muitas autoras e autores com ideias parecidas com as minhas! Sinto-me encantada por chegar até aqui! Sei que quando você, meu convidado especial ler nosso livro, também se encantará pela trajetória e pela realidade de cada um de nós! Venha ler conosco e fazer parte dessa viagem que vai inspirar você ser melhor que do que já é.
Serviço Social na Justiça da Família: demandas contemporâneas do exercício profissional
Perícia em Serviço Social
Este livro, que conta com valioso prefácio de Eunice Fávero, aborda temas espinhosos e necessários, tais como: Serviço Social e mediação de conflitos, visita assistida entre pais e filhos, oficina de parentalidade, participação de assistentes sociais em audiências judiciais e na produção da prova técnica simplificada, depoimento especial, litígios de família, alienação parental, entre outros. As autoras discorrem, também, sobre o estudo/perícia social, bem como a relação entre o perito e o assistente técnico, e questionam com lucidez os objetivos e princípios éticos que devem nortear a elaboração de documentos na esfera judicial.
"Este livro, que vem abrilhantar a Coleção Estante Fundamental do Sociojurídico da editora Papel Social como seu terceiro volume, trata de uma das temáticas mais centrais e desafiadoras para o trabalho do assistente social quando de sua requisição pelo Poder Judiciário, qual seja, a perícia –instrumento processual que tem como finalidade subsidiar uma decisão judicial, a partir de conhecimentos técnicos e científicos.
O aperfeiçoamento do Estudo Social que fundamenta Perícias, Pareceres e Laudos Técnicos tem sido preocupação frequente dos(as) assistentes sociais que trabalham no Poder Judiciário, na Previdência Social e no Sistema Penitenciário. Sensível a essa demanda, o CFESS, em parceria com a Cortez Editora, apresenta a edição revista e atualizada da presente obra. Há mais de dez anos de sua publicação inicial e após 10 edições, as autoras, com suas experiências profissionais.
"É com prazer que apresentamos a terceira edição deste livro, agora sob a responsabilidade da Cortez Editora ― tradicional e reconhecido veículo de divulgação da produção acadêmica e profissional da área […] A primeira edição foi lançada em novembro de 2012 e a segunda data de julho de 2013, demonstrando ― como já comentado em apresentações anteriores ― a quase ausência de produção sobre a temática, a necessidade da profissão em investir na sua operacionalização.
O livro, hoje na sua 10ª edição e completando 18 anos do seu lançamento, tem se consolidado como um clássico no debate da profissão, mas mantém sua extrema atualidade. Nele, a autora questiona a visão hegemônica da instrumentalidade como referida aos instrumentos operativos, compreensão atrelada aos limites de uma razão formal abstrata.
Este livro, ao voltar-se para os cenários e tendências do Serviço Social, diante do contraditório contexto de transformações societárias que se observam no capitalismo contemporâneo, comporta uma extensa, nova e inquietante agenda de questões para o trabalho e para a formação profissional do assistente social, dimensões complementares na inserção da profissão na história contemporânea.
Este livro preenche uma lacuna. Não havia até agora um texto acadêmico destinado a comentar o Código de Ética em vigor, de 1993, na sua totalidade. As autoras comentam o Código em seus fundamentos sócio-históricos e ontológicos, bem como em suas reais possibilidades de materialização, no contexto de uma sociabilidade fundada na acumulação e na propriedade privada. Marlise Vinagre
Baseando seus argumentos no aporte teórico de Marx e na reflexão imprescindível de Georg Lukács e alguns de seus discípulos, a autora explicita as bases ontológico-sociais da Ética e analisa a trajetória do Serviço Social nesta esfera, evidenciando as diferenças significativas entre o ethos tradicional e o ethos de ruptura presentes em seu evolver histórico.
REGIANE LUJAN
Atuando como Assistente Social desde 2016, encontrou na Perícia Judicial a oportunidade de atender as mais diversas demandas sociais relacionadas à Assistência Social.
Regiane Lujan é Assistente Social, Perita Judicial na região de Araçatuba - SP, Mentora e desenvolvedora do Curso Perito Judicial Assistente Social.